Comemorar o Dia da Árvore num espaço escolar como o nosso é quase uma obrigação, uma deliciosa obrigação.
Vejam que união perfeita: crianças e árvores entre abraços infantis e sombras acolchegantes!
Já ouvi dizer que podemos trocar energia com as árvores ao tocá-las. Reparem nas expressões singelas e felizes dos pequenos ao tocarem os troncos. Misticismos à parte, isso é bom mesmo! Refletiu até no transcorrer das aulas que foi tranquilo e muito agradável.
Aproveito sempre este nosso espaço privilegiado, mas hoje ouvi de uma aluninha "Tia, obrigada por ter levado a gente ao bosque, este foi o dia mais feliz de minha vida!". Quantos momentos lindos ela ainda irá viver, mas ouvi-la e vê-la com o rosto iluminado hoje me foi um presente!
RODA DE LEITURA
Ler sob as sombras das árvores é uma experiência que precisa ser vivenciada. Em minha adolescência, ia ao Sítio do Picapau Amarelo (....é , é este mesmo, moro perto) ler à sombras das mangueiras nas tardes de sábado ou manhãs de domingo, foi a época dos meus questionamentos interiores que divagavam entre entre às folhas balouçantes das árvores e dos livros...
Bem, mas isso é papo para outra hora, voltemos ao dia de hoje. O livro que estou lendo é Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato, Editora Globo. Leio para eles todos os dias, já estamos terminando (p. 247). Aliás, você sabe quantos anos tem a personagem Narizinho nas histórias?
CANTIGA VERDE
"Cavemos a terra,
Plantemos nossa árvore
Que amiga frondosa ela aqui nos será.
Se um dia voltarmos pedindo-lhe abrigo,
Ou flores ou frutos ou sombras dará."
E muito divertimento também!
Meus alunos curtindo o que lhes é de direito pela idade e até pela lei, antes de voltarmos para sala de aula.
Onde estariam as outras crianças?! A maioria estava esperando para subir na árvore outra vez. Foi um tal de sobe e desce e risos!!! A ideia das escadinhas foi recente, construidas pelos professores de Educação Física Darci e Renato, por isso os pneus ficaram relegados a segundo plano e as cordas bambas a terceiro!!!
VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ
http://www.youtube.com/watch?v=nGCXfzkBOrc&feature=related
Quem disse não podemos? Nem sempre, digamos, mas de vez em quando, sim! Podemos nos deixar encantar como crianças e ser feliz apenas em poder brincar. Hoje a menina em mim nem se lembrou do salto, do pé sujo, do cabelo ao vento (despenteado mesmo), da poeira que está fazendo efeito agora à noite... Na hora eu só pensei em balançar com os alunos, nem medo de cair eu senti!!! (Efeito deste bosque encantado e a tal energia das árvores.)
Tivemos uma linda manhã com e entre as árvores! À todas elas nosso respeito, proteção e cuidado!
Minha oração nesta data é para que estas crianças se tornem adultos conscientes e enganjados na luta em defesa das causas ambientais.
À tempo... chove de mansinho, como um presente neste dia especial. Esta chuva está trazendo a Primavera...