sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Porque é Primavera...



Enfim, a primavera chegou! Tempo bom de perfumes, cores e flores!
Nasço e renasço nesta época do ano.
Amo todo tempo e tempo todo, mas na Primavera me renovo, como árvore.



Primaverize-se também!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

FOMOS LER ... E FESTEJAR O DIA DA ÁRVORE JUNTO COM ELAS

       Comemorar o Dia da Árvore num espaço escolar como o nosso é quase uma obrigação, uma deliciosa obrigação.
    Vejam que união perfeita: crianças e árvores entre abraços infantis e sombras acolchegantes!


    Já ouvi dizer que podemos trocar energia com as árvores ao tocá-las.  Reparem nas expressões singelas e felizes dos pequenos ao tocarem os troncos. Misticismos à parte, isso é bom mesmo! Refletiu até no transcorrer das aulas que foi tranquilo e muito agradável.


    Aproveito sempre este nosso espaço privilegiado, mas hoje ouvi de uma aluninha "Tia, obrigada por ter levado a gente ao bosque, este foi o dia mais feliz de minha vida!". Quantos momentos lindos ela ainda irá viver, mas ouvi-la e vê-la com o rosto iluminado hoje me foi um presente!



   RODA DE LEITURA
   Ler sob as sombras das árvores é uma experiência que precisa ser vivenciada. Em minha adolescência, ia ao Sítio do Picapau Amarelo (....é , é este mesmo, moro perto) ler à sombras das mangueiras nas tardes de sábado ou manhãs de domingo, foi a época dos meus questionamentos interiores que divagavam entre entre às folhas balouçantes das árvores e dos livros...

    Bem, mas isso é papo para outra hora, voltemos ao dia de hoje. O livro que estou lendo é Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato, Editora Globo. Leio para eles todos os dias, já estamos terminando (p. 247). Aliás, você sabe quantos anos tem a personagem Narizinho nas histórias?


CANTIGA VERDE
"Cavemos a terra,
Plantemos nossa árvore
Que amiga frondosa ela aqui nos será.
Se um dia voltarmos pedindo-lhe abrigo,
Ou flores ou frutos ou sombras dará."  
   E muito divertimento também!


   Meus alunos curtindo o que lhes é de direito pela idade e até pela lei, antes de voltarmos para sala de aula.



    Onde estariam as outras crianças?! A maioria estava esperando para subir na árvore outra vez. Foi um tal de sobe e desce e risos!!! A ideia das escadinhas foi recente, construidas pelos professores de Educação Física Darci e Renato, por isso os pneus ficaram relegados a segundo plano e as cordas bambas a terceiro!!!

   VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ
   http://www.youtube.com/watch?v=nGCXfzkBOrc&feature=related

   Quem disse não podemos? Nem sempre, digamos, mas de vez em quando, sim! Podemos nos deixar encantar como crianças e ser feliz apenas em poder brincar. Hoje a menina em mim nem se lembrou do salto, do pé sujo, do cabelo ao vento (despenteado mesmo), da poeira que está fazendo efeito agora à noite... Na hora eu só pensei em balançar com os alunos, nem medo de cair eu senti!!! (Efeito deste bosque encantado e a tal energia das árvores.)


   Tivemos uma linda manhã com e entre as árvores! À todas elas nosso respeito, proteção e cuidado!
   Minha oração nesta data é para que estas crianças se tornem adultos conscientes e enganjados na luta em defesa das causas ambientais.

   À tempo... chove de mansinho, como um presente neste dia especial. Esta chuva está trazendo a Primavera...

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

"Dr.Quirino": Uma história de tradição e amor!



   O “Quirino”, como sempre foi chamada, é uma antiga escola. Nela estudou, minha mãe, eu e hoje estudam meus filhos!
    Nasceu pequena em 1935,  pertinho de minha casa, no meu bairro, aqui na cidade de Taubaté-SP. Recebeu o nome de “GESC” (Grupo Escolar). Cresceu e mudou de rua por duas vezes, para um lugar mais espaçoso, pela necessidade de abrigar novos alunos.
    Em 1937, foi instalado no prédio de um hospital desativado, que foi construído para receber vítimas de uma epidemia de varíola na cidade por volta de 1873 (http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0034-83091993000100002&script=sci_arttext). Recebeu então, por indicação do seu primeiro diretor, o professor Francisco Winter, o nome de "Grupo Escolar Rural Dr. Quirino”, homenagem a seu ilustre ex-professor no “Colégio São João Evangelista”, aqui mesmo em Taubaté, onde também estudou Monteiro Lobato.
    O Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro, foi um educador, amante dos estudos e marcante na vida de Lobato, que o teve como mestre admirável, amigo e sogro (era pai de Purezinha, sua esposa).
    Atualmente, o “Dr. Quirino” é uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Ainda mantém o prédio original (no qual tenho o prazer de ter minha classe), tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, ladeado por amplas áreas livres (tendo em um dos lados um pequeno e lindo bosque), árvores centenárias além de mais quatro prédios, com um total de 34 salas.
   Estamos com aproximadamente 1.000 alunos e uma equipe docente bastante unida e comprometida com a educação, da qual faço parte desde 2009.

Queremos;
União;
Integração;
Respeito ao próximo;
Inovação na prática pedagógica;
Natureza preservada;
Oportunidade de transformar o sonho em realidade.

(Acróstico retirado de capa do Plano de Gestão elaborado pela equipe pedagógica em 2007, criado carinhosamente pela então diretora, Rosa Maria da Silva Cuevo Virgil e que ainda traduz os nossos propósitos.)

    OBS: Aos sábados, nas dependências da escola, funciona a sede do Grupo Escoteiro Aldo Chioratto, desvinculado da escola, porém com participação de vários alunos nossos , inclusive meus filhos. Sempre alerta!